Atividades

Seja bem-vindo! Hoje é

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LIVROS da FUVEST e UNICAMP

A lista de obras de leitura obrigatória para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp de 2012, ambas de São Paulo, é a mesmo do vestibular de 2011.
As obras obrigatórias continuam sendo: "Auto da barca do inferno", de Gil Vicente; "Memórias de um sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; "Iracema", de José de Alencar; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "O cortiço", de Aluísio Azevedo; "A cidade e as serras", de Eça de Queirós; "Vidas secas", de Graciliano Ramos; "Capitães da areia", de Jorge Amado; e "Antologia poética (com base na 2ª edição aumentada)", de Vinícius de Moraes.

Vejam o “resumão e comentários” nos links acima.

Como as notícias recentes podem cair no vestibular

Além de cobrarem o conhecimento adquirido no ensino médio, os vestibulares podem utilizar fatos recentes - as chamadas atualidades - como "gancho" para abordar um conceito. Não são cobrados detalhes das notícias, tais como números ou acontecimentos específicos, mas sim o contexto em que elas estão inseridas, explica o professor Reinaldo Scalzaretto, do curso Anglo.
"Não terá uma pergunta do tipo 'em que país mataram o Osama Bin Laden', mas podem perguntar que mudanças podem ocorrer no contexto internacional", exemplifica.
As provas de meio de ano, explica a professora Vera Lúcia Antunes do curso e colégio Objetivo, podem cobrar atualidades de maneira diversa. Provas maiores, como a da Unesp (Universidade Estadual Paulista), ficam prontas antes, portanto é difícil que caia algo muito recente.
Já processos seletivos mais específicos, como o da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), ou aqueles voltados para cursos de jornalismo, como o da ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing), podem cobrar acontecimentos mais próximos do exame.
Veja a reportagem completa em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seus comentários aqui e ajude a fazer um blog mais dinâmico...