Atividades

Seja bem-vindo! Hoje é

domingo, 26 de novembro de 2017

Projeto: Minha Pátria Latina

Objetivos Gerais: conhecer, resgatar e valorizar as culturas dos países que compõe América Latina.

Cronograma: Exposição oral pelos professores; trabalhos de pesquisas - língua, etnia, colunária, hábitos..., pelos alunos; confecção e exposição - Feira, dos trabalhos.


























quarta-feira, 5 de julho de 2017

Atividades avaliativas referentes ao 3º Bim. (2017) 1ºs A, B, C

·        Trabalho sobre Diversidade – impresso:
Capa, contracapa / folha de rosto, sumário / índice, contexto histórico sobre as diversidades (resumo), a pesquisa em si – diversidade escolhida, conclusão e anexos se houver.
CAPA
E E Prefeito Antônio Prátici

NOME DO ALUNO / grupo

TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo do Trabalho

Guarulhos
Setembro / 2017
CONTRACAPA
NOME DO ALUNO / grupo

TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo do Trabalho

Relatório apresentado a E E Prefeito Antônio Prátici, como parte das exigências para a disciplina de Língua Portuguesa. Sob a orientação do professor Agnaldo M Bastos

Guarulhos
Setembro / 2017

·        Desenho sobre a diversidade escolhida / apresentada

·        O nome da diversidade escolhida / apresentada em letras 3D no tamanho de 30 centímetros.


quarta-feira, 3 de maio de 2017

ROTEIRO DE LEITURA - EXEMPLO

Título da obra:

1 – Dados Sumários sobre o autor
Autor (es):                                                                 Tradutor (se houver):
Editora:                       Edição:           Ano:                Lugar de publicação:

Dados biográficos essenciais do autor:
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. Seu pai era brasileiro, mulato e pintor de paredes; sua mãe era portuguesa da ilha de Açores e lavadeira.
Freqüentou apenas a escola primária. Aos dezesseis anos já freqüentava a tipografia de Paula Brito, onde era publicada a revista "Marmota Fluminense", em cujo número de 21 de janeiro de 1855 sai o poema "Ela" (sendo a estréia de Machado de Assis nas letras).
Casa-se em 12 de novembro de 1869 com a portuguesa Carolina Xavier de Novais, irmã de seu amigo, o poeta Faustino Xavier de Novais. Em 1873 é nomeado primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Tem uma carreira meteórica como servidor público, o que lhe deu tranqüilidade financeira. Em 1896 funda a Academia Brasileira de Letras (também chamada "Casa de Machado de Assis"), da qual se tornaria presidente no ano seguinte, e concretiza o velho sonho de reunir a elite dos escritores da época em um fechado clube literário.
Após a morte da esposa, torna-se recluso; sua saúde, muito abalada pela epilepsia, por problemas nervosos e por uma gaguez progressiva, também contribuía para seu isolamento.
Morre em 29 de setembro de 1908, em sua casa no Cosme Velho, Rio de Janeiro. Quincas Borba ao lado de Dom Casmurro, é considerado um dos mais densos romances da literatura brasileira.
A obra de Machado de Assis documenta a vivencia das camadas sociais mais privilegiadas, o jogo de interesses e os males psíquicos daqueles que buscam, a qualquer preço, a ascensão social.


2 – Faça um breve relato (resumo) sobre a obra:

3 – As Personagens
Nomeie os mais importantes:
Traços físicos e psicológicos do protagonista:
Caracteriza com três adjetivos a personagem que mais lhe chamou a atenção:

O termo personagem refere-se tanto a um ser humano, animado ou personificado que se envolve ativa ou passivamente na trama. Revela-se através de dados e aspectos definidos pelo autor, sendo, assim, dotado de características éticas, físicas, psicológicas, sociais, profissionais, etc.
Há personagens:
Personagem linear: é o que mantém caráter e atitudes inalteráveis ao longo da narrativa, sua conduta é previsível. Os heróis, normalmente, apresentam caráter nobre, gestos solidários e são, até fisicamente, privilegiados.  Os vilões, por sua vez, carregam uma marca visível da sua condição.
Personagem complexo: é imprevisível em suas atitudes, e é , por vezes, contraditório. Isso o torna, na maior parte dos casos, mais interessante ou fascinante.

Personagem tipo ou caricatura: apresenta um conjunto de traços físicos e psicológicos que o definem claramente. O tipo é uma figura singular, de características marcantes, não necessariamente complexas, como um bêbado, um malandro, um chato, etc. Quanto à caricatura ressalta-se uma única qualidade ou tendência, que é levada ao extremo, provocando uma distorção propositada, quase sempre satírica ou cômica.

Personagem não-humano: quando o protagonista é um ser inanimado ocorre a antropomorfização, que é obtida através do uso de prosopopéias, comumente utilizada nas fábulas.

Os personagens podem ser classificados em protagonistas (principais) e antagonistas (secundários).  Os personagens principais comandam as ações e os secundários apenas dão suporte à história, vivendo pequenas situações em torno dos personagens principais. Os protagonistas e antagonistas definem os eixos em torno dos quais gira a história


4 – Do Enredo
Indique as diferentes etapas da estrutura do enredo (apresentação, complicação, clímax e desfecho):

O enredo é o conjunto de fatos que se encadeiam, sendo a própria narrativa, para que o enredo tenha unidade, os fatos devem estar inter-relacionados, numa relação de causa e conseqüência. Os romances policiais ainda conservam bastante o enredo. Estágios do enredo: exposição / apresentação: menos freqüente, o autor introduz alguns fatos e personagens no inicio da narrativa. Complicação: inicia-se o conflito - trama. Clímax: ápice, ponto de maior tensão na história e o Desfecho: solução dos conflitos.

5 – Do Ambiente
Quais os tipos de ambientes predominantes?
Físico (a natureza, o campo, a cidade):
Social (algum agrupamento social ou comunidade específica, fábrica, colégio, clube, família...):
O ambiente influenciou o comportamento das personagens? Como?
Encontrou descrições interessantes? Transcreva a que lhe chamou a atenção:

O cenário onde se movimentam os personagens pode ser funcional ou decorativo. O cenário funcional é detalhado para a ação e o decorativo, é um espaço de referência, apenas situando onde acontece o fato. Pode-se, também, discriminar os espaços físico e social. No físico estão os domínios da natureza e no social encontramos os traços culturais, econômicos, religiosos, etc.


6 – Do Tempo
Em que tempo histórico se passa a ação?
Quais características da época (meios de transportes, vestuários, habitações, costumes crenças mentalidades) aparecem na narrativa?
Em que a época influenciou o comportamento das personagens?

O tempo pode ser cronológico ou psicológico. O tempo cronológico é definido por datas ou referências mensuráveis. O tempo psicológico transmite apenas as sensações temporais, flui apenas nas mentes e atitudes dos personagens.


7 – Do Ponto de Vista
Em que pessoa é feita a narração?                 Que tipo de narrador se apresenta?

Grosso modo, podemos distinguir três tipos de narrador, isto é, três tipos de foco narrativo:
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Há ponto de vista do narrador.
O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade
O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas conseqüências.

8 – Da linguagem e do estilo
O estilo do autor pareceu-lhe adequado? Vivo? Espontâneo? Explique:
A fala das personagens é ajustada a sua condição social e/ ou realidade do cotidiano?
Faça um levantamento das figuras de linguagens mais utilizadas pelo autor:
Você encontrou expressões ou gírias próprias da época? Qual o significado delas no contexto?

O estilo traz para o texto uma singularidade lingüística, diferenciando-o. O estilo pode ser de época (romântico, realista, barroco, etc.), figurativo (metáfora, sátira, etc.) ou individual, que traduz o sentimento e pensamento do autor. O estilo é, acima de tudo, uma atitude do autor diante das possibilidades que a língua oferece, selecionando e organizando as palavras de modo a produzir um texto com estética peculiar.


9 – Da Recepção
Que visão de mundo o autor pretendeu mostrar nesta obra? Qual a sua opinião a respeito dela?
Em que a leitura contribuiu para o seu enriquecimento cultural?
Valeu a pena (foi bom) ler a obra? Por quê?

  
CAPA

Nome
Série (curso) e número de chamada

Nome do professor
Disciplina

Nome da instituição (escola)

Mês e ano

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Projeto: Carnaval 2017


Professor: Agnaldo - Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes

Justificativa
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, é uma das festas mais popular esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição.

Objetivos
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características; identificar músicas de Carnaval; Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos; produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte, colagem; despertar no aluno o interesse e resgate as tradições carnavalescas.

Público Alvo
Alunos na faixa etária de 13 aos 16 anos 1º ano do Ensino Médio e fundamental
Número de alunos envolvidos: Quatro (04) salas – 1º A, B, C (E. M.) e 9 ano B (E. F.) – aproximadamente 140 alunos no total.
Cronograma / calendário de atividades: janeiro 2017 (20 dias)

Desenvolvimento / conteúdos / cronograma
1º - Em uma roda de conversa perguntar para os alunos o que é o carnaval; o que eles sabem sobre o carnaval. Anotar suas impressões na lousa e, após, pedir que façam desenhos sobre o tema com as impressões deles e anotações da lousa (individual);
2º - organizar os alunos em 04 grupos e cada grupo organizar uma apresentação de uma manifestação de carnaval. No conteúdo dessa apresentação deve ter: música (narrativa), estandarte (símbolo / bandeira), fantasias / figurinos que represente a narrativa da música, máscaras...;
3º - Passar na lousa a história do carnaval (texto em anexo) e após bater papo entrando nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião;
4º - Apresentação. 1º alguém do grupo contar como foi o processo e a organização do conteúdo que será apresentado, 2º apresentação em si contando / cantando, dançando, vestimentas...;
5º - Baile de carnaval para toda a sala com músicas carnavalesca. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionados por elas;
6º - Concurso de fantasia de carnaval, (a fantasia tem que ser confeccionada pelo aluno e com matérias de baixo custo);

7º Exposição com todos os materiais construídos, durante o projeto.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.(Albert Einstein).

Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.