Título da obra:
1 – Dados Sumários sobre o autor
Autor (es): Tradutor
(se houver):
Editora: Edição: Ano:
Lugar de publicação:
Dados biográficos essenciais do autor:
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Morro
do Livramento, Rio de Janeiro. Seu pai era brasileiro, mulato e pintor de
paredes; sua mãe era portuguesa da ilha de Açores e lavadeira.
Freqüentou apenas a escola primária. Aos dezesseis anos já freqüentava
a tipografia de Paula Brito, onde era publicada a revista "Marmota
Fluminense", em cujo número de 21 de janeiro de 1855 sai o poema
"Ela" (sendo a estréia de Machado de Assis nas letras).
Casa-se em 12 de novembro de 1869 com a portuguesa Carolina Xavier de
Novais, irmã de seu amigo, o poeta Faustino Xavier de Novais. Em 1873 é nomeado
primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio
e Obras Públicas. Tem uma carreira meteórica como servidor público, o que lhe
deu tranqüilidade financeira. Em 1896 funda a Academia Brasileira de Letras
(também chamada "Casa de Machado de Assis"), da qual se tornaria
presidente no ano seguinte, e concretiza o velho sonho de reunir a elite dos
escritores da época em um fechado clube literário.
Após a morte da esposa, torna-se recluso; sua saúde, muito abalada pela
epilepsia, por problemas nervosos e por uma gaguez progressiva, também
contribuía para seu isolamento.
Morre em 29 de setembro de 1908, em sua casa no Cosme Velho, Rio de
Janeiro. Quincas Borba ao lado de Dom Casmurro, é considerado um dos mais
densos romances da literatura brasileira.
A obra de Machado de Assis documenta a vivencia das camadas sociais
mais privilegiadas, o jogo de interesses e os males psíquicos daqueles que
buscam, a qualquer preço, a ascensão social.
2 – Faça um breve relato (resumo) sobre a obra:
3 – As Personagens
Nomeie os mais importantes:
Traços físicos e psicológicos do
protagonista:
Caracteriza com três adjetivos a
personagem que mais lhe chamou a atenção:
O termo personagem refere-se tanto a um ser humano, animado ou
personificado que se envolve ativa ou passivamente na trama. Revela-se através
de dados e aspectos definidos pelo autor, sendo, assim, dotado de
características éticas, físicas, psicológicas, sociais, profissionais, etc.
Há personagens:
Personagem linear: é o que mantém caráter e atitudes
inalteráveis ao longo da narrativa, sua conduta é previsível. Os heróis,
normalmente, apresentam caráter nobre, gestos solidários e são, até
fisicamente, privilegiados. Os vilões,
por sua vez, carregam uma marca visível da sua condição.
Personagem complexo: é imprevisível em suas atitudes, e é , por
vezes, contraditório. Isso o torna, na maior parte dos casos, mais interessante
ou fascinante.
Personagem tipo ou caricatura: apresenta um conjunto de traços físicos e
psicológicos que o definem claramente. O tipo é uma figura singular, de
características marcantes, não necessariamente complexas, como um bêbado, um
malandro, um chato, etc. Quanto à caricatura ressalta-se uma única qualidade ou
tendência, que é levada ao extremo, provocando uma distorção propositada, quase
sempre satírica ou cômica.
Personagem não-humano: quando o protagonista é um ser inanimado
ocorre a antropomorfização, que é obtida através do uso de prosopopéias,
comumente utilizada nas fábulas.
Os personagens podem ser classificados em protagonistas (principais) e antagonistas (secundários). Os personagens principais comandam as ações e
os secundários apenas dão suporte à história, vivendo pequenas situações em
torno dos personagens principais. Os protagonistas e antagonistas definem os
eixos em torno dos quais gira a história
4 – Do Enredo
Indique as diferentes etapas da
estrutura do enredo (apresentação, complicação, clímax e desfecho):
O enredo é o conjunto de
fatos que se encadeiam, sendo a própria narrativa, para que o enredo tenha
unidade, os fatos devem estar inter-relacionados, numa relação de causa e
conseqüência. Os romances policiais ainda conservam bastante o enredo. Estágios
do enredo: exposição / apresentação: menos
freqüente, o autor introduz alguns fatos e personagens no inicio da narrativa. Complicação: inicia-se o conflito -
trama. Clímax: ápice, ponto de maior
tensão na história e o Desfecho: solução
dos conflitos.
5 – Do Ambiente
Quais os tipos de ambientes predominantes?
Físico (a natureza, o campo, a
cidade):
Social (algum agrupamento social
ou comunidade específica, fábrica, colégio, clube, família...):
O ambiente influenciou o
comportamento das personagens? Como?
Encontrou descrições
interessantes? Transcreva a que lhe chamou a atenção:
O cenário onde se movimentam
os personagens pode ser funcional ou decorativo. O cenário funcional é
detalhado para a ação e o decorativo, é um espaço de referência, apenas
situando onde acontece o fato. Pode-se, também, discriminar os espaços físico e
social. No físico estão os domínios da natureza e no social encontramos os
traços culturais, econômicos, religiosos, etc.
6 – Do Tempo
Em que tempo histórico se passa a
ação?
Quais características da época
(meios de transportes, vestuários, habitações, costumes crenças mentalidades)
aparecem na narrativa?
Em que a época influenciou o
comportamento das personagens?
O tempo pode ser cronológico ou psicológico. O tempo cronológico é definido por datas ou
referências mensuráveis. O tempo psicológico transmite apenas as sensações
temporais, flui apenas nas mentes e atitudes dos personagens.
7 – Do Ponto de Vista
Em que pessoa é feita a narração? Que tipo de narrador se
apresenta?
Grosso modo, podemos
distinguir três tipos de narrador, isto é, três tipos de foco narrativo:
O narrador-personagem
conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Há
ponto de vista do narrador.
O narrador-observador
conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Narra
com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade
O narrador-onisciente
conta a história em 3ª pessoa, às vezes, permite certas intromissões narrando
em 1ª pessoa. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de
consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece o narrador faz uso do discurso
indireto livre. Assim o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes
das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas
conseqüências.
8 – Da linguagem e do estilo
O estilo do autor pareceu-lhe
adequado? Vivo? Espontâneo? Explique:
A fala das personagens é ajustada
a sua condição social e/ ou realidade do cotidiano?
Faça um levantamento das figuras
de linguagens mais utilizadas pelo autor:
Você encontrou expressões ou
gírias próprias da época? Qual o significado delas no contexto?
O estilo traz para o texto
uma singularidade lingüística, diferenciando-o. O estilo pode ser de época
(romântico, realista, barroco, etc.), figurativo (metáfora, sátira, etc.) ou
individual, que traduz o sentimento e pensamento do autor. O estilo é, acima de
tudo, uma atitude do autor diante das possibilidades que a língua oferece,
selecionando e organizando as palavras de modo a produzir um texto com estética
peculiar.
9 – Da Recepção
Que visão de mundo o autor
pretendeu mostrar nesta obra? Qual a sua opinião a respeito dela?
Em que a leitura contribuiu para
o seu enriquecimento cultural?
Valeu a pena (foi bom) ler a
obra? Por quê?
CAPA
Nome
Série (curso) e número de chamada
Nome do professor
Disciplina
Nome da instituição (escola)
Mês e ano
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